sábado, 5 de dezembro de 2009

5 de Dezembro - Dia do Voluntariado


5 de dezembro é dia de homenagear todos aqueles que trabalham por um mundo melhor!

Em 1985, a ONU instituiu o dia 05 de dezembro como o Dia Internacional do Voluntário, a fim de homenagear e apoiar grupos e pessoas que doam o seu tempo e trabalho de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesses sociais e comunitários. Desde então, a data tornou-se um marco para acompanhar a evolução do trabalho voluntário em diversos países do mundo, entre eles, Portugal.
É praticamente impossível definir actualmente um perfil único do voluntário, pois o voluntariado reúne pessoas de ambos os sexos, de diferentes crenças, idades, classes sociais e níveis de escolaridade. Todos com um objectivo em comum: a construção de uma nação socialmente mais justa e com igualdade.
Hoje, o voluntário deixa de estar presente apenas dentro de organizações sociais e passa a actuar noutros sectores da sociedade. Escolas, empresas, entidades de classe, entre outros, também desenvolvem programas de voluntariado.
Um reflexo disso é a ação voluntária nas escolas, quando a comunidade se integra às acções educativas, e/ou quando a instituição de ensino faz intervenções sociais na comunidade, construindo um futuro mais justo e solidário para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário