terça-feira, 25 de agosto de 2009

A Terra, o grande jardim


No nosso imenso jardim, a que chamamos Terra, existem várias espécies de flores. Todas têm um ambiente característico. Há as que gostam de solos secos e que procuram a humidade da noite; há as que gostam de viver num terreno húmido e fresco; há as que gostam de locais com muita luminosidade; há as que crescem dentro da água. Enfim, há flores em todos os locais, logo que, nós humanos, as saibamos estimar e conservar, para depois as admirar!!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Plantar os bolbos


Plantam-se os bolbos que florescem anualmente no Verão, assegurando-nos de que têm o gomo central inteiro e estão em fase de abrolhar. Enterram-se em covinhas ou em sulcos cheios de húmus macio e cobrem-se com turfa.

Plantar os bolbos


Plantam-se os bolbos que florecem anualmente no verâo, assegurando-nos de que têm o gomo central inteiro e estão em fase de abrolhar. Enterram-se em covinhas ou em sulcos de húmos macio e cobrem-se com turfa. Prepara-se o terreno com antecedência adubando-o para os bolbos desenvolverem e florir melhor .

Controle de pragas e doenças



Podemos encontrar a maioria das pragas e doenças em todos os jardins . Estas coexistem com os seus parasitas e prededores em estado de equilibrio mas ,por vezes, surgem condições climatericas e biologicas que favorecem a sua proliferação, podendo causar estragos e prejuizos. Mas ixistem meios tecnicos e mecanicos para combater fitossanitariamente as mais variadas pragas e doenças dos relvados, plantas ornamentais e arvores de fruto .

A beleza de um jardim


Sempre me senti atraída pelas plantas e respectivas flores.
Poderia não ter um jardim, propriamente dito ,mas eu providenciava um ,bastava recorrer a vasos de diferentes tamanhos e modelos.O meu sonho era ter um grande jardim,onde pudesse semear e plantar das mais variadas qualidades de plantas e flores ,infelizmente ,nunca dispus de terreno onde pudesse dar largas á minha vontade .Na minha actual casa tenho o meu Cantinho Verde, onde faço um pouco de jardinagem, não muito, pois trata-se de um pequeno recanto ,com pouca superfície, mas onde, mesmo assim, cultivo alguma diversidade de plantas. Para além deste espaço, espalhei vasos pelo pátio e todos os dias vejo o resultado do meu trabalho. Vigio, atentamente, a evolução das plantas, arranco algumas ervas e, sobretudo rego e estou atenta ao aparecimento de qualquer praga.
Grande ou pequeno, melhor ou pior tratado, um jardim é sempre um lugar aprazível, um lugar relaxante e misterioso. É óbvio que se estiver bem cuidado o prazer é redobrado, é mais visitado pelos seres vivos que dele dependem, é mais atraente, já que as suas cores serão mais vistosas e atractivas. Para o cuidar é necessário reunir um certo número de conhecimentos para podermos combater determinadas pragas, podar no sítio e altura certa, quais os fertilizantes mais adequados a esta ou àquela espécie e as quantidades correctas. Enfim...para ter um local ajardinado é preciso conhecer um pouco de plantas, de terreno, de cuidados essenciais e foi isso que aprendi nesta disciplina...

Os vários tipos de Margaridas


O termo margarida na verdade é usado para uma grande variedade de plantas há mais de 20.000 espécies de margarida que também podem ser chamadas de bem-me quer, malmequer. São flores em formato de estrela, muitos tipos de flores e os girassóis não são consideradas margarida, mas com partilham muitas características em comum.Quando a maioria das pessoas pensa em margarida, imediatamente pensam em uma única flor,mas na verdade as margaridas além de serem muito antigas, remontando a mais de 50 milhões de anos e constituem mais de10% das flores do mundo. Até mesmo as equináceas e a armica e muitas plantas comestíveis com as alcachofras e as endívias são da família das margaridas.



domingo, 2 de agosto de 2009

Coroa de Rei



As flores são um brinde da natureza. As diferentes formas, as diferentes cores, os cheiros agradáveis inundam a nossa vida de paisagens fantásticas.
Eu considero a coroa de rei uma flor muito elegante e graciosa. Gosto delas de todas as cores, embelezam qualquer espaço, desde um jardim púbico, aos nossos jardins e em jarras na decoração das nossas casas. Ficam lindas em jarras grandes simples de vidro com pedrinhas a contrastar com a cor da coroa.