terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cultura da roseira



.


1. Considere os principais problemas bióticos e abióticos que podem ocorrer na cultura da roseira. Sabendo que para prevenir é necessário prever e projectar todo o sistema de cultura, refira-se aos aspectos de dimensionamento da estufa, adaptação do terreno para a cultura, fertilizações, sistema de condução, e estratégias de luta para uma eficaz protecção da cultura.

2. A roseira ocupa o solo durante 6-8 anos. A altura da instalação da cultura é crítica para corrigir as características do solo. Considere um solo de textura média com 2% de matéria orgânica. Recomendaria uma correcção orgânica? Como seria efectuada? Qual o teor máximo de matéria orgânica no solo que resultaria da correcção aconselhada?

3. Quais as vantagens e inconvenientes comparativos do sistema de poda tradicional e do sistema da dobragem (ou pulmão) na roseira.

4. Atendendo às exigências fitotécnicas da cultura da roseira em estufa e aos custos das estufas, que tipo de cobertura da estufa recomendaria. Porquê?

5. Considere as vantagens e limitações comparativas da cultura da roseira em solo e em sistemas de cultura sem solo.
5.1. Que questões colocaria a um empreendedor para o auxiliar na tomada de decisão em relação ao sistema de cultura a adoptar.
5.2. Elabore um projecto técnico para 5000 m2 de estufas de roseiras num sistema de cultura sem solo na região noroeste de Portugal (considere os dados do clima de Pedras Rubras). Indique, justificando as escolhas:

Estufa: tipo, dimensões da estufa, material de cobertura, tipo de ventilação,
Controlo ambiental: sistema de aquecimento, iluminação, fertilização carbónica, automação,
Sistema de cultura: contentores, substrato, densidades, tipo de condução,
Sistema de fertirrega: dimensionamento de sistema fechado, composição da solução nutritiva, equipamentos, tipo de gotejador e caudais.

Sem comentários:

Enviar um comentário