segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A poda das figueiras.

A poda das figueiras é algo controverso. Certas pessoas, principalmente no Algarve dizem que as figueiras não devem ser podadas. Mas isto é algo que não corresponde a realidade, pois, as figueiras, somente dão frutos em ramos jovens com até dois anos. Necessitando, assim, a figueira de ser podada, sempre que caiam as folhas para a renovação anual das ramas.

A pooda das figueiras deve ser feita cortanto os galhos na perpendicular, nunca na horizontal, para evitar acumulação de água no corte das ramas, provocando seu apodrecimento, devido a acumulação de fungos e bactérias atraídos pela humidade e material orgânico.

As figueiras quando não são renovadas, atingem alturas que torna quase impossível a apanha dos figos no verão. As galhas devem ser cortadas com uma altura de 1,80m a 2m do solo. Mas não se preocupe, quando a figueira terminar sua época de hibernação as galhas novas iniciarão seu crescimento até perto do seu tamanho original. Após a poda, sendo os galhos novos, todos darão frutos, pode-se notar quando do seu aparecimento a imediata formação de gemas frutíferas.

A poda da figueira deve ser drástica, eliminando-se praticamente toda a copa. A tesoura, bem afiada, deve ser inserida logo depois dos nós e nunca em cima deles, pois é nesse local que nasce o novo broto. No final, devem restar apenas três ou quatro nós em cada ramo.

Se preferir, contacte-nos, para a poda e limpeza de suas árvores e arbustos!

  • Tratamentos de doenças de Relvados

  • Tratamento de Infestantes de Relvados e plantas

  • Tratamento de pequenos animais e moluscos

  • Tratamento de Lepdópteras em Geral

Sem comentários:

Enviar um comentário