segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Podas

Devemos sempre ter em mente que muitas outras vidas dependem das árvores, como os passaros e seus ninhos, lagartas que se transformarão em belas borboletas, formigas e até mesmo microorganismos que equilibram o ecossistema. Por isso, antes de podar observe e planeje para evitar maiores danos para estes outros seres vivos tão importantes.

A poda não elimina somente a parte áerea das plantas (folhas e galhos) mas também a vida no solo (fungos, bactérias, nemaltóides, etc) que dependem das “sobras” da fotossíntese eliminadas pelas raízes. A poda dificulta a ação desses microorganismos, que auxiliam na dissolução de minerais importantes na alimentação das plantas. Ou seja, está tudo ligado através da cadeia alimentar!

Use sempre ferramentas limpas e lave-as sempre depois de cada utilização para evitar a contaminação das árvores com possíveis fungos acumulados durante o armazenamento das ferramentas. As ferramentas devem estar sempre bem afiadas para que os cortes sejam perfeitos sem a provocação de macerações, onde, acumular-se-ão humidade e agentes causadores de doenças.

Sem comentários:

Enviar um comentário