terça-feira, 29 de dezembro de 2009

o meu sonho com o mar e Portugal


Sonhei que estava ali, perto do mar,
E que o mar me dissera com tristeza;
«Nosso Portugal, com muita estranheza,
Quis-me, há muito tempo, abandonar.

Mas, se em tempos lhe dei tanta grandeza
E por mim o deixei sempre passar,
Como podia sem mim prosperar,
Se só eu lhe podia dar riqueza?»

O mar, porém, bastante condoído,
Afirmou, assim, nada ressentido:
E de novo crescer na economia.»

O meu sonho ainda foi continuado
E quis a Portugal o transmitir.
Portugal, porém,não me quis ouvir,
Por meu sonho achar disparatado.

Logo acordei nervoso e revoltado
E pedi-lhe para muito reflectir
Na gente do país, sempre a sair,
Para ganhar o pão por si negado.

Teimei ainda em o esclarecer
Do que o mar me pediu para dizer,
Mas logo respondeu que ia pensar.

Ao vê-lo adormecido e sem acção,
Recordei-lhe que a sua vocação
Já foi e será sempre só o mar.

publicado por Albino Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário